TIJP 50 - O que é Sociedade 5.0

publicado em 29 de maio de 2021
Atualizado em 29 de maio de 2021

Muitas vezes não nos damos conta, mas há sempre a nossa volta propostas, projetos, operações entre outros, e quase sempre tem um nome bacaninha (ou não), e Sociedade 5.0 é um deles.

Eu e o Anderson somos bem flexíveis sobre os temas abordados. Não temos um planejamento a longo prazo sobre quais serão eles, mas achamos importante prestamos atenção ao que está acontecendo no dia a dia no Japão e muitas vezes trazemos algo relacionado.

Esse da Sociedade 5.0 não foi diferente, porem quando parei para estudar um pouco mais para escrever esse post aqui, me dei conta de ele é praticamente uma culminação dos últimos temas.

Não foi programado, aconteceu naturalmente. E particularmente acho muito bacana que isso tenha acontecido, dá um gostinho mais especial.

Sociedade 5.0 Assemble!

TIJP 45 - Vale a pena trabalhar com TI no Japão?
Começamos aqui! Onde analisamos as possibilidades baseados no Japão atual.

Todas as dificuldades de se entrar na área, práticas obsoletas, atraso no departamento de TI. Tudo isso são grandes obstáculos para a Sociedade 5.0 e devem ser melhorados para se ter uma transição mais pacífica.

TIJP 46 - Transformação digital no Japão, já foi ou ainda será?
Aqui conseguimos ver que o governo está tentando e fazendo sua parte.

A iniciativa do governo em impulsionar a digitalização, pelo menos tem dado resultado pois DX é a sigla de vez e está sendo muito discutido na industria. Muito importante ainda aqui é notar que percebesse não só que devem digitalizar, mas também que devem rever conceitos.

TIJP 47 - Papo livre
Além de sabermos um pouco sobre o Anderson, falamos um pouco sobre Fintech.

Sendo extremamente tradicional, Fintech tem encara muitos obstáculos no Japão. Mas percebemos que o governo está se esforçando para que se tenham menos barreiras, pois Fintech será muito importante para a Sociedade 5.0.

TIJP 48 - TI nas escolas no Japão
Provavelmente o item mais importante da Sociedade 5.0, TI nas escolas.

Podemos ver aqui novamente o governo no centro com o projeto GIGA School. Claro que tudo não é perfeito, mas é de extrema importância iniciar com o TI nas escolas na nossa atual sociedade. Uma vez implementado é só questão de fazer melhorias! Bem, temos o Kaizem para que, se não nesses casos.

TIJP 49 - Robótica no Japão
E aqui temos o que o Japão tem de melhor e de mais avançado.

Com certeza toda experiência e conhecimento do Japão na área da robótica, será importante não só para eles como para o resto do mundo. Não há discursão no valor do hardware japonês e no Made in Japan. E a transição dos robôs industriais para domésticos já começou.

TIJP 50 - O que é Sociedade 5.0
E aqui nós encerramos um ciclo.

Entrando novamente no assunto da educação e indo para mobilidade e medicina, cobrimos quase todo escopo da Sociedade 5.0. Claro que sabemos que não falamos sobre alguns pontos como, cultivo e Sustainable Development Goals ou SDGs, mas provavelmente iremos abordar o assunto futuramente.

Complementando

Uma boa fonte para saber mais sobre o assunto é o site do governo the trata sobre a Sociedade 5.0.
Está em japonês, mas com ajuda de tradutores pode-se ter uma idéia geral.

Outro site que recomendo a leitura e o Digital Japan 2030.
Feito em conjunto de empresa McKinsey, Company Japan e the American Chamber of Commerce Japan, eles soltaram um whitepaper, disponível para download, com propostas para que o Japão consiga se transformar e alinhar com a nova realidade digital mundial, o que basicamente aborda a Sociedade 5.0 por completo.

É um assunto vasto e complexo, mas também muito interessante e esclarecedor. Saber sobre essas diretrizes e direção do pais, ajuda a entender as necessidades e principalmente oportunidades criadas. Como já falamos diversas vezes, o Japão está com saldo negativo de pelo menos 150 mil profissionais em TI, e se tem algo que podemos afirmar é, sem TI não há Sociedade 5.0.

Categorias
Tags
Por: Clayton Yugue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Brasileiros de TI no Japão All rights reserved