TIJP 49 - Robótica no Japão

publicado em 20 de maio de 2021
Atualizado em 20 de maio de 2021

Na área de robótica, Japão sem dúvidas é um dos lideres mundiais. E na era da industria 4.0, eles estão brigando para estar no topo!

O Japão não foi o pai da robótica, mas com certeza dedicou muito tempo e estudo na área até se tornar uma das principais referências mundiais. Não à toa, o Japão tem o maior número de empresas que criam Robôs Industriais como FANUC e Yaskawa, e algumas até inusitadas (pelo menos para mim) como Epson e Yamaha.

Claro que tem várias outras empresas, grandes e pequenas, criando os mais variados tipos de robôs, mas o forte ainda são os robôs industriais.

Braços Robóticos

Usado em várias aplicações como, solda, pintura, abastecimento, etc, o braço robótico é o mais comum de se encontrar nas empresas.

Tirando a criação e o conserto (mais complexos) desses braços, geralmente a operação deles ficam a encargo da empresa. Mas por se tratar algo de risco, dependendo do tamanho uma pancada à 50% de velocidade pode até matar, para poder operar, fazer manutenção, programar (ロボットティーチング - Robot Teaching), tudo relacionado aos robôs acima de 80w, é necessário ter Certificação de [産業用ロボットの教示等の業務に係る特別教育 - Sangyo yo Roboto no Kyoujisai no Gyoumu ni Kakawaru Tokubetsu Kyouiku] Educação especial sobre funções relacionadas a robôs industriais (Tradução livre).

Na grande maioria, as empresas de grande porte pagam esse treinamento para os funcionários que irão exercer essas funções, mas há também a possibilidade de se tirar essa Certificação por conta!
Claro que o fato de ter a certificação não significa conseguir uma promoção ou um novo emprego, porém será muito bem vindo em seu currículo, e claro é bom lembrar que há empresas que não tem funcionários com qualificação para programar os robôs (pode ser onde está trabalhando), e te-la poderia ser um caminho para trabalhar em níveis mais técnicos. Assim aos poucos ir adicionando mais conhecimento e ir progredindo na carreira.

Mercado de trabalho

Como muitas empresas de robótica estão implementando em seus produtos ou desenvolvendo soluções com AI, IoT, Cloud, Data Science, etc, o número de vagas em aberto não são poucas. E claro que também temos as vagas que exigem 3D-CAD, CAE, eletrônica, que são essenciais em qualquer projeto.

Lembrando que como o Anderson disse no video, as exigências das vagas podem ser altas! Mas procurando bem você consegue até achar vagas que não exigem japonês como essa aqui. Também notei que muitas delas contam com time internacional o que é pode ser sinal de boa aceitação de estrangeiros.

É compreensível que cada um de nós tem realidade, qualificações e sonhos diferentes, e buscar saber das várias opções que temos a nossa volta, é importante pois nos ajuda a planejar o nosso futuro.

Links

Curso para tirar certificação para trabalhar com robô industrial
株式会社ロボットテクニカルセンタ - Robot Technical Center
FANUC - Academy (Oferece também outros cursos de robótica)

Sites com vagas de emprego
robot job japan
Yaskawa - vagas

Categorias
Tags
Por: Clayton Yugue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Brasileiros de TI no Japão All rights reserved