Windows 365 vem aí, seria esse o início do PCless?

publicado em 17 de julho de 2021
Atualizado em 17 de julho de 2021
Imagem por Clayton Yugue

Não sei vocês mas eu fiquei bem animado com a notícia. Ainda não sei se gostarei dos preços, mas as possibilidades são infinitas.

Eu sei que não foi a Microsoft que inventou esse sistema. E se o Anderson fizer uma pesquisa, certamente ele encontrará algum artigo, de alguma faculdade, demonstrando esses sistema. Mas o ponto que me deixa animado é que já usei anteriormente algo parecido da Amazon.

Um dia desses estava eu, visitando o site da Dassault Systèmes na esperança de que eles tivessem lançado o SolidWorks para MacOS, bem eles não lançaram e sinceramente creio que não irão.

Enfim, vi algo novo lá que era opção para testar o Solidworks e não pensei duas vezes! Fiquei feliz pensando que era cloud, mas não estava especificado isso e realmente não era.

Cliquei e esperei. Percebi ser carregado uma aplicação web de conexão remota, percebi que carregou na estrutura da Amazon e boom, o Solidworks estava na minha frente. Enquanto carregava sinceramente pensei que seria horrível. Eu já dei suporte remotamente usando TeamViewer, mas o desempenho foi horrível. Mas como queria apenas "brincar" com meu amigo, iria ignorar qualquer problema nesse quesito.

Para minha surpresa o SolidWorks rodou redondinho! Claro que não estava renderizando e nem fazendo simulações, mas modelagem estava fluindo tão bem quanto em nativo, e isso usando MacOS!

E exatamente por isso que fiquei animado com o anúncio do Windows 365. Acredito que já chegamos a um ponto em que a velocidade da internet nos permite trabalhar com desempenho remotamente, mesmo com aplicações "pesadas. E sem falar que o sistema operacional local também não importa tanto, já que ele serve apenas de ponte para o workstation.

Quem trabalha com infra e rede interna, sabe do trabalho para equilibrar Custo x Benefício de novas máquinas. A briga quando se trata de Workstations ainda é pior! Tendo muitas empresas que não tem as configurações ideais e nem mesmo o número suficiente de Workstations.

Acredito que com soluções como a do Windows 365 seria uma ótima maneira de diminuir atrito e oferecer ferramentas melhores para os funcionários.

Imagina só as empresas que trabalham remotamente fornecendo Pcless ao invés de físico aos funcionários? Ou empresas de engenharia que precisem de mais máquinas para um contrato temporário e não precisarem comprar máquinas novas, apenas assinar pelo tempo necessário? E olha que nem entrei no mérito de espaço fisico local entre outros.

Eu só espero que o valor seja acessível e justo. Adoro o meu Mac mas o Windows faz uma falta...

Categorias
Tags
Por: Clayton Yugue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Brasileiros de TI no Japão All rights reserved