E como vai o seu sucesso?

publicado em 9 de maio de 2021
Atualizado em 9 de maio de 2021

Vemos através das redes sociais que as pessoas querem compartilhar seus momentos felizes, como estão bem financeiramente e emocionalmente. Afinal, quem gosta de expor seus fracassos publicamente? Mas será que tantos momentos felizes refletem o grau de sucesso de uma pessoa?

É claro que o significado de sucesso varia de pessoa para pessoa. Quando se pensa em sucesso logo nos vem a cabeça a conquista de um bom emprego, um sonho, uma viagem, um carro novo, uma casa nova, um celular de última geração, que por sua vez está relacionado com poder aquisitivo, ou seja, dinheiro!

Atualmente a cultura do hedonismo se mantém evidente, mas a maioria das pessoas não percebem isso, e vão se deixando levar pelo marketing das empresas muitas vezes agressivo, pela satisfação pessoal. O que pode acarretar em pessoas expondo nas redes sociais um status de vida ilusório buscando serem notadas. Isso já foi tema até de um episódio do Black Mirror1, heheheh.

Pra ver o impacto disso na vida de uma pessoa é só pesquisar na internet sobre a felicidade nas redes sociais.

58% dos brasileiros estão insatisfeitos com sua vida.

Segundo a pesquisa Economia de Mal-Estar conduzida pelo Grupo Consumoteca2, mostra que 58% dos brasileiros estão insatisfeitos com sua vida atualmente. E ao acompanhar a vida de outras pessoas em redes sociais, 35% se sentem mais negativos.

Quando era adolescente, muita gente falava que tínhamos que ter uma profissão que "desse dinheiro" e isso não necessariamente seria trabalhar com o que gostava. Hoje a premissa mudou, já que temos que trabalhar, devemos procurar um trabalho que seja prazeroso!

Então nosso jeito de viver, nossos sonhos ou nosso grau de sucesso podem de certa forma ser resumido em poder adquirir um bem finito e a busca pela satisfação individual.

Isso não é ruim desde que seja de forma equilibrada, mas bem me lembro que os adolescentes de algumas décadas atrás queriam "mudar o mundo"! Mas me parece que os sonhos de "mudar o mundo" está um pouco fora de moda. Hoje em dia percebo que ouve uma segmentação dos interesses que deixaram de serem comuns e estão se dividindo em grupos com interesses mais específicos de sua "categoria" se posso assim dizer.

Pense por um momento sobre um sonho seu, que tenha impacto positivo na sua sociedade sem a intenção de ganhar dinheiro.

Se tiver ao menos um, parabéns!

Portanto, o sucesso é resultado da finalização de um projeto pessoal ou a concretização de um sonho. Se você já concluiu algum desses projetos ou sonhos, já pode se considerar uma pessoa de sucesso. Mas o sucesso tem mais sentido se afetar a vida de outras pessoas de forma positiva e isso, nos torna mais felizes.

Até a próxima!

Referências

  1. Episódio de Black Mirror Tempodada 3 (2016) - Nosedive (Queda Livre)
  2. Grupo Consumoteca, Economia do Mal-Estar
Categorias
Tags
Por: Anderson Miyada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Brasileiros de TI no Japão All rights reserved